Como Trocar o Contador da sua Empresa? Entenda todas as Questões Envolvidas e Confira o Passo a Passo!

A Loja Souza atua há mais de 20 anos no comércio local de Paulo Afonso – BA. No início de 2022, ela resolveu mudar de contabilidade e nos procurou para dar continuidade aos trabalhos. Conversamos com a Sra. Lucia Jordão e Jamille Jordão, proprietárias da empresa, para entender melhor o que fizeram tomar essa decisão.

Depois de 20 anos adquirindo serviços contábeis de um escritório de contabilidade, o que a fez procurar por outro serviço?

O que me levou a mudar de escritório de contabilidade, primeiro os elogios de clientes supersatisfeitos com o escritório bureau contabilidade, e segundo foi uma organização que estávamos precisando em nossa empresa. E fizemos a melhor mudança pode ter certeza.

O que você levou em consideração ao buscar uma nova contabilidade para a sua empresa?

Consideração a buscar uma nova contabilidade, foi querer uma mudança, organização, assistência devida, e mais responsabilidade!

Por que você escolheu a Bureau Contabilidade para prestar serviços de contabilidade para a sua empresa?

Vocês estão de parabéns em todas as aéreas! 👏🏻 cliente supersatisfeita.

Quando um empresário não está satisfeito com os serviços do escritório de contabilidade contratado, a primeira pergunta que surge é: “Eu posso trocar de contador”?

A resposta é SIM! Você possui liberdade para escolher o serviço que melhor atenda as necessidades do seu negócio.

Saber escolher a contabilidade para o seu negócio é fundamental para que você tenha um melhor desempenho e alcance resultados ainda maiores. O apoio contábil é fundamental para compreender o cenário do seu empreendimento e fazer as melhores escolhas.

Está pensando em trocar de contador? Para isso você precisa conhecer todas as questões envolvidas. Continue lendo este artigo até o final e descubra tudo o que você precisa saber antes de tomar essa decisão.

COMO TROCAR DE CONTADOR?

Trocar de contador pode ser uma tarefa mais fácil do que você imagina. Claro que, para isso, você terá que cumprir alguns processos burocráticos importantes. Listamos abaixo o passo a passo completo que você deve seguir para fazer a mudança de contador. Confira!

  1. Analise o seu contrato atual

O primeiro passo para você que deseja trocar de contabilidade é analisar o contrato com a empresa atual. Observe cada cláusula do acordo e veja se há alguma restrição no caso de quebra contratual.

Alguns contratos podem prever cláusulas de multa para rescisão contratual. Dessa forma, é importante ficar atento a todos os detalhes para evitar problemas legais ocasionados pelo descumprimento do acordo contratual.

  1. Comunique sobre a mudança

Depois de encontrar um escritório contábil que atenta as necessidades da sua empresa, chegou o momento de avisar à contabilidade antiga sobre a mudança.

Para isso, é importante que você faça uma comunicação formal, contendo todas as informações sobre a mudança. A comunicação pode ser feita através de um email. Certifique-se de que o email será enviado para a pessoa correta e peça a confirmação do recebimento.

Confira algumas informações importantes que devem compor o corpo do email:

  • Afirmação que deixe claro a mudança de escritório contábil;
  • Data final da prestação de serviços (é importante que seja avisado com antecedência);
  • Nome do novo prestador de serviço;
  • Solicitação de documentos e informações relevantes para que a nova contabilidade possa dar prosseguimento à prestação de serviços contábeis.

É muito importante manter a cordialidade e profissionalismo no término de um contrato contábil, seja qual for o motivo do pedido de desistência do serviço.

  1. Assine o Distrato de Serviços

O Distrato de Serviços é o documento que confirma a rescisão contratual. Sendo assim, ele contém todas as informações sobre o término da parceria.

O distrato deve conter a data final da parceria. A partir dessa data é possível assinar um novo contrato com outro prestador de serviço e todas as responsabilidades passam a ser da nova contabilidade.

É importante destacar que as responsabilidades referentes a serviços anteriores continuam sendo da antiga contabilidade. Se houve algum erro em um dos serviços prestados, será ela quem irá responder pelo erro.

Leia o Distrato de Serviços com atenção, conferindo todas as cláusulas impostas. Se estiver de acordo, assine o documento.

  1. Assine o Novo Contrato

A partir da data da assinatura do distrato, já é possível fazer um novo acordo com outro prestador de serviço. Para isso, é necessário fazer um novo contrato contendo todas as informações sobre as obrigações das partes.

Após a criação do contrato, leia todas as cláusulas e tenha certeza de que está de acordo com todas elas. Depois disso, você poderá assiná-lo tranquilamente.

  1. Entrega de Documentos

Após a assinatura do contrato, a nova contabilidade passará a ter as responsabilidades contábeis da sua empresa. Dessa forma, serão necessários todos os documentos solicitados ao antigo escritório.

Entre em contato com o seu novo contador e verifique a relação de todos os documentos solicitados e certifique-se de que foram todos entregues.

COMO ENCONTRAR UM BOM SERVIÇO DE CONTABILIDADE?

Agora que você já conhece todos os passos para trocar de contabilidade, vamos esclarecer alguns pontos importantes a serem observados durante a nova escolha.

Escolher um novo contador pode ser desafiador. Porém, alguns pontos devem ser levados em consideração e observados com atenção. Confira os principais deles:

  • Bom atendimento aos clientes;
  • Ter registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu estado;
  • Ser recomendada por outras pessoas que utilizam o serviço;
  • Conjunto de serviços oferecidos;
  • Utilização de soluções tecnológicas;
  • Clareza nas informações prestadas.

Esses pontos podem facilitar a identificação de um bom prestador de serviços contábeis. Lembre-se de que o contador é um parceiro muito importante para o crescimento do seu negócio e que a sua escolha deve ser assertiva!

FAÇA PARTE DA BUREAU CONTABILIDADE!

A Bureau Contabilidade é um escritório contábil comprometido com os seus clientes. Buscamos entregar o melhor serviço, através de um atendimento de excelência que encanta os nossos clientes.

A empresa possui registro no Conselho Regional de Contabilidade e busca as melhores soluções tecnológicas, visando atender melhor. Contamos com uma equipe altamente especializada e que presta seus serviços com clareza nas informações e respeito.

Além dos serviços rotineiros e burocráticos, oferecemos aos nossos clientes o serviço de consultoria, que busca encontrar as melhores soluções e direcionamentos para a sua empresa.

A Bureau surgiu para inovar o setor contábil. Nosso maior desafio é desmistificar a contabilidade, que é vista como um mau necessário, para apresentá-la como um parceiro de negócio.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende a sua consultoria gratuitamente.

 

Dúvidas Frequentes

Em qual época do ano eu posso trocar de contador?

        Você é livre para escolher o momento de trocar de contabilidade. Sendo assim, a troca pode ser realizada em qualquer época do ano.

 

Em que momento a responsabilidade da empresa passa do antigo para o novo contador?

        A partir da data de assinatura do distrato, o antigo contador passa a não ter mais a responsabilidade contábil da empresa. O novo contador passa a ter essa responsabilidade a partir da assinatura do contrato de prestação de serviços.

        Para melhor te atender, marque a assinatura do distrato no mesmo dia da assinatura do novo contrato de prestação de serviços.

 

Quais são os custos da troca de contabilidade?

        Os custos envolvidos irão depender dos acordos realizados. Por exemplo: Se no contrato antigo existir um cláusula de multa em caso de quebra de contrato, você deverá fazer o pagamento da multa rescisória. Por isso é importante obsevar as cláusulas contratuais antes de tomar essa decisão.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Galeria