PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Bureau Contabilidade ajuda empresários a melhorarem seus resultados!

Descubra na prática como o planejamento estratégico pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa!

O planejamento estratégico é um processo sistêmico pelo qual é possível conhecer a situação atual da empresa, criar os objetivos e todas as estratégias para alcança-lo.

Através do planejamento estratégico são analisados todos os fatores que impactam uma empresa, a fim de utilizá-los ao seu favor. Todas as empresas podem (e devem) realizar o planejamento estratégico, independente do seu tamanho, faturamento ou tempo de atuação no mercado.

Se você pensa que o planejamento estratégico é um assunto totalmente teórico e que em nada se aplica na prática em sua organização, você precisa ler este artigo até o final!

Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco e descubra tudo sobre como fazer o seu planejamento estratégico na prática e melhorar de forma significativa os seus resultados!

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O CRESCIMENTO DA EMPRESA

Não é novidade que um bom planejamento pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento de uma empresa. Isso porque, através dele, é possível conhecer quais são os objetivos, recursos disponíveis, quais estratégias serão implantadas e como serão realizadas.

O planejamento estratégico é um processo sistêmico que abrange a organização como um todo. Conheça agora quais são os principais benefícios de uma empresa que conta com um bom planejamento estratégico:

ORGANIZAÇÃO

Quando começamos a planejar e colocamos tudo no papel, passamos a ter uma visão ampla de todo o empreendimento. Dessa forma, é possível conhecer profundamente quais são os seus pontos fortes e fracos, bem como criar as melhores estratégias para usar essas informações ao seu favor.

ASSERTIVIDADE NAS DECISÕES

Tomar uma decisão se torna muito mais fácil quando conhecemos o cenário como um todo. Saber exatamente a situação atual da empresa, seus objetivos e estratégias é fundamental para ter uma visão macro e fazer a tomada de decisão com assertividade.

PRIORIZAÇÃO

Fazer o planejamento estratégico empresarial é indispensável para saber quais devem ser os objetivos prioritários. Dessa forma, a equipe será levada à focar os seus esforços no que é mais importante para o crescimento da organização.

COMPROMETIMENTO E ENGAJAMENTO

Quando toda a equipe, desde a liderança até o operacional, conhece o planejamento estratégico da empresa e entende ser peça fundamental para o alcance dos objetivos estabelecidos, ela se torna muito mais comprometida e engajada com o processo.

ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTOS

Conhecer os objetivos prioritários e os recursos disponíveis faz com que os investimentos sejam realizados com mais eficácia, uma vez que estará focado no cumprimento das prioridades estabelecidas.

PREVENÇÃO DE PROBLEMAS

Fazer o planejamento estratégico previne problemas e retrabalho. Isso porque, no planejamento, são analisados todos os cenários a fim de prever um possível erro. Além disso, o planejamento prevê o controle constante do processo a fim de avaliar se ele está sendo seguido corretamente ou se precisa de ajustes.

PRODUTIVIDADE

O planejamento estratégico possui como uma de suas atividades delegar funções de forma detalhada. Sendo assim, cada colaborador conhece a sua função e sabe o que é preciso ser feito. Isso faz com que a equipe obtenha maior produtividade.

OTIMIZAÇÃO DO TEMPO

O tempo é um dos recursos mais preciosos que todos nós temos, pois é escasso. Utilizá-lo de forma eficiente é um dos maiores desafios de uma organização. Através do planejamento estratégico é possível obter a otimização do tempo, pois tudo já estará planejado dentro do projeto inicial.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM 3 PASSOS!

Agora que você já entendeu a importância do planejamento estratégico para o crescimento da sua empresa, vamos descobrir como fazer um planejamento estratégico em apenas 3 passos.

1º Passo: Se conhecer

Antes de criar os objetivos e metas do seu planejamento estratégico é necessário se conhecer. Esse passo é fundamental para definir a identidade da sua empresa, a sua essência e como ela será vista pelo público.

Nessa etapa, são definidos a missão, a visão e os valores da instituição. Para isso, responda as seguintes perguntas sobre a empresa:

Missão

Por que eu existo?

Qual é o meu propósito?

 

Visão

Como eu enxergo o mundo?

O que eu almejo para o meu futuro?

Como eu quero ser vista pelo público?

 

Valores

Quais são as minhas motivações?

Quais são as minhas crenças e atitudes?

O que me faz manter o foco no meu objetivo?

2º Passo: Saber onde está e onde quer chegar

Neste passo, deve ser feita uma análise do cenário atual da empresa, levando em consideração os fatores internos e externos. A ferramenta utilizada para este fim é a Análise SWOT, ou Análise FOFA em português, que significa Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

       As Forças e as Fraquezas têm relação com o posicionamento da empresa com o mercado, ou seja, suas vantagens e desvantagens internas que podem ser utilizadas para crescimento da organização.

       As Oportunidades e Ameaças, diferente das Forças e Fraquezas, está relacionada com os fatores externos não controlados pela empresa. É o que pode afetá-la ou se tornar uma oportunidade de crescimento.

        Através dessa análise, você poderá obter uma visão macro do empreendimento e, assim, criar as melhores estratégias para alcançar os seus objetivos.

        Veja o exemplo abaixo da Análise SWOT de um supermercado:

 

Fatores Positivos

Fatores Negativos

Fatores Internos


FORÇAS

-Preço competitivo

-Vantagem tecnológica

-Conhecimento do segmento


FRAQUEZAS

– Falta de pessoal qualificado

– Equipe reduzida

– Instabilidade no fornecimento

Fatores Externos


OPORTUNIDADES

Diferencial de Marca

– Capacitação de Pessoal


AMEAÇAS

– Novas tecnologias

– Alterações culturais

– Pandemia

3º Passo: Analisar os Caminhos

Depois de se conhecer a sua essência, fazer a Análise SWOT e determinar onde você quer chegar, é o momento de analisar quais caminhos serão trilhados para que você possa alcançar os seus objetivos.

Para isso, responda as seguintes perguntas sobre a sua empresa:

  • Como quero estar daqui a 1 ano?
  • Como quero estar daqui a 5 anos?
  • Como quero estar daqui a 10 anos?

Respondendo estas 3 perguntas você terá as suas metas de curto, médio e longo prazo. O planejamento estratégico irá te ajudar a escolher o melhor caminho a seguir, de forma a alcançar os objetivos propostos de forma eficiente.

Quer conhecer o passo a passo de como fazer um planejamento estratégico de sucesso? Baixe agora mesmo o nosso Ebook, onde te ensinamos o passo a passo e todas ferramentas para criar o seu planejamento estratégico.

Além disso, disponibilizamos um CHECKLIST para que você possa identificar todos os pontos a serem avaliados durante uma reunião de controle. Afinal, não adianta fazer um planejamento se não pôr em prática e avaliar se ele está sendo seguido corretamente. Você poderá encontrar o CHECKLIST no conteúdo do Ebook!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Galeria

Preencha os dados abaixo para baixar o e-book

Deixe seu Contato

Entraremos em Contato o Mais Breve Possível