Planejamento Tributário: Por que é tão importante para o seu negócio? Confira o Passo a Passo!

“Depois que eu fiz essa parceria consegui suavizar os pagamentos dos impostos, a assistência do pessoal é ótima, sempre presentes, nunca deixam a desejar, eu recomendo para que outros venham ter o mesmo nível de satisfação que eu tenho com o serviço. ”

 

No final do ano de 2021 os sócios do Mercado Oliveira optaram em mudar a contabilidade para a Bureau.

Com essa mudança conseguimos reduzir a carga tributária aproximadamente em 25% através do planejamento tributário e análise individualizada das necessidades da empresa, análise esta, feita produto a produto, para identificarmos a melhor forma de tributação para o negócio.

Entenda Melhor…

        Você é empreendedor e não sabe o que fazer para diminuir a sua carga tributária? Talvez você esteja precisando fazer um planejamento tributário!

Continue lendo este artigo até o final e descubra como o planejamento tributário pode fazer com que você diminua o valor dos seus impostos de forma legalizada, fazendo com que a sua empresa retenha mais recursos para investimento em outros setores.

 

Carga Tributária

        O Brasil é um dos países com as maiores taxas de impostos do mundo. Em toda movimentação financeira, seja de compra ou venda de mercadorias, ou até mesmo de aplicação ou resgate de capital, há o recolhimento de impostos.

        Existem várias normas e leis que regulamentam a carga tributária das empresas no Brasil, fazendo com que, muitas vezes, elas se encontrem “cercadas” por essas leis, obrigadas a tributarem um valor altíssimo de impostos todos os meses.

        Por conta disso, é muito importante realizar o Planejamento Tributário. Assim como as áreas de marketing, finanças e gestão de pessoas precisam de um planejamento para operar de forma eficiente, a tributação também pode (E DEVE) ser planejada.

 

O Planejamento Tributário

O planejamento tributário consiste na análise do empreendimento e na busca das melhores estratégias para que o recolhimento dos impostos venha a diminuir de forma significativa.

        É importante destacar que a primeira premissa para o planejamento tributário é a legalidade. Neste contexto, a legalidade está à frente da economia. Dessa forma, há uma busca pelos melhores caminhos para a diminuição dos impostos através da análise da legislação.

        O planejamento tributário não é indicado apenas para grandes negócios, mas também para o pequeno empreendedor. Isso porque o seu objetivo é a diminuição das despesas. Quando as despesas diminuem, a empresa poderá aproveitar melhor o seu capital para investir no seu próprio crescimento.

        Esta área da empresa é tão importante quanto qualquer outra, podendo trazer resultados significativos para o empreendimento quando realizado com eficiência.

 

Passos para o planejamento tributário

        O planejamento tributário é realizado através de 6 passos, que consistem na análise da situação atual da empresa e na busca das melhores estratégias.

        É fundamental que o planejamento tributário seja realizado junto a um profissional competente. O contador é o profissional responsável por realizar a atividade, uma vez que detém os conhecimentos necessários para tal fim.

        Conheça agora os passos para você se planejar e pagar menos impostos:

  1. Coleta de Dados:

No primeiro momento, são recolhidos todos os dados da empresa (porte, estrutura, enquadramento, atividades, modalidade de formalização, entre outras informações). Devem ser reunidas todas as informações que são relevantes para o pagamento de impostos.

 

  1. Natureza Jurídica e Enquadramento

Nesta etapa é analisada a natureza jurídica da empresa (SA, LTDA, EIRELI…) e o seu enquadramento (Microempresa, MEI, EPP…). É uma etapa muito importante, uma vez que dependendo da natureza e do enquadramento, a empresa poderá estar sujeita a diferentes limitações e regras legais.

 

  1. Escolha do Regime Tributário

Sendo parte fundamental do planejamento tributário, apenas a escolha do regime de tributação já pode fazer com que a empresa pague mais ou menos impostos. Atualmente, há 3 tipos de regimes tributários no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

 

  1. Plano Tributário

Nesta fase, é feita a elaboração do Plano Tributário. Para isso, são reunidas todas as informações relacionadas à natureza e enquadramento da empresa, de forma a identificar como a empresa poderá operacionalizar da melhor forma possível a fim de diminuir a sua carga tributária.

 

  1. Análise de Cenários

Nesta fase, são analisados os possíveis cenários de acordo com cada caminho disponível. Para isso, são levadas em consideração as informações relacionadas à base de cálculo dos impostos, a fim de escolher o melhor enquadramento.

 

  1. Avaliações Periódicas

Após escolher o melhor caminho para seguir, é importante estar atento para possíveis modificações na legislação, tecnologia ou até mesmo às novas necessidades da empresa.

 

Vantagens do Planejamento Tributário

Planejar é sempre o primeiro passo para o sucesso. Sem planejamento é impossível saber qual caminho seguir e ter a certeza de que está no rumo certo.

A principal vantagem do planejamento tributário está na redução dos custos, que é um dos maiores vilões para o crescimento do empreendimento. Em consequência disso, a empresa que planeja a sua tributação se torna muito mais competitiva no mercado.

Sabendo que está buscando as melhores estratégias dentro da legalidade, o empreendedor pode ficar tranquilo com relação a possíveis autuações, além conhecer com clareza a atual situação da empresa e as suas reais necessidades.

 

Planejamento tributário é na Bureau Contabilidade!

O planejamento tributário é a melhor forma para você que deseja impulsionar o crescimento da sua empresa, fazendo com que os custos diminuam e melhores estratégias sejam criadas para o avanço do empreendimento.

A Bureau Contabilidade conta com um time especializado para realizar o planejamento tributário do seu negócio! Através da consultoria individualizada, os nossos profissionais analisam a situação da sua empresa e traçam as melhores estratégias para a diminuição da carga tributária.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e marque já a sua consultoria gratuita!

Bureau Contabilidade recebendo o prêmio Melhores Do Ano Categoria Contabilidade em Paulo Afonso – BA.

Perguntas Frequentes

Qual é o momento ideal para fazer o planejamento tributário?

Para as empresas em atividade, qualquer momento é o mais indicado, principalmente quando verificado o percentual de impostos pagos relativos ao seu faturamento. O objetivo do planejamento tributário é a redução legal de impostos, que representam uma importante parcela dos custos empresariais.

 

Preciso de um contador para fazer o planejamento tributário?

Sim. O contador é o profissional que detém dos conhecimentos necessários para a realização do planejamento tributário, uma vez que é necessário o conhecimento e análise da legislação e dos possíveis cenários de acordo com a realidade da empresa.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Galeria